Mundial 2018 por Nuno Farinha: O último Mundial de Cristiano Ronaldo?

Mundial 2018 por Nuno Farinha: O último Mundial de Ronaldo?

Cristiano Ronaldo apresta-se para marcar presença no Campeonato do Mundo pela quarta vez, tornando-se no único português a conseguir tal proeza.

A história está cheia de casos de jogadores fantásticos que terminaram a carreira sem nunca ter vencido um Campeonato do Mundo.

Aliás, há jogadores extraordinários que nunca tiveram sequer a possibilidade de disputar uma final do Mundial ou mesmo atingir uma fase adiantada da prova. E até há exemplos de futebolistas notáveis que não chegaram sequer a participar num Campeonato do Mundo.

Dois casos flagrantes em Portugal: Fernando Chalana e Humberto Coelho. Como é que dois dos mais brilhantes jogadores da história do futebol português não tiveram o privilégio de participar na competição que qualquer profissional ambiciona?

Como é que o jogo ‘perfumado’ de Chalana ou as excepcionais capacidades de liderança de Humberto puderam andar ao contrário da história?

Mundial 2018 | De facto, não faltam exemplos de génios que, pelas mais variadas razões, acabaram por não ter o justo reconhecimento.

Se Chalana e Humberto ficaram perto do 8, Cristiano Ronaldo está próximo do 80. O craque do Real Madrid apresta-se para, aos 33 anos, marcar presença na fase final do Campeonato do Mundo pela quarta vez, tornando-se no único português a conseguir tal proeza.

A partir daqui, a questão passa a ser outra: será que, em 2022, CR ainda estará em condições de disputar uma nova fase final? Se o conseguir, então irá igualar o recorde de cinco presenças em Mundiais, que pertence ao alemão Lothar Matthäus (1982, 1986, 1990, 1994 e 1998) e ao mexicano António Carbajal (1950, 1954, 1958, 1962 e 1966).

Por agora, Ronaldo prepara-se para igualar os quatro Mundiais que também foi o melhor que conseguiram Pelé, Maradona, Casillas ou Xavi.

Veremos, no Qatar, daqui por quatro anos, se ainda consegue ultrapassar estes monstros sagrados e juntar-se a Matthäus e Carbajal no primeiro lugar do pódio.

Ah, é verdade: ainda há Messi. O argentino também se prepara para fazer o seu quarto Campeonato do Mundo, tal como CR.

E, tendo ‘apenas’ 34 anos em 2022, é muito provável que o argentino venha ainda a estar num quinto Mundial. Mais um desafio, pois, para Cristiano…

Nuno Farinha, jornalista
#convocado para o #Mundial2018

LEIA MAIS: «No bom caminho»

LEIA MAIS: «Ruuuuuuuuui!»

LEIA MAIS: «Quem quer saber da Seleção?»


ÚLTIMOS ARTIGOS

Mundial 2018 por Nuno Farinha: O último Mundial de Ronaldo?

Cristiano Ronaldo apresta-se para marcar presença no Campeonato do Mundo pela quarta vez, tornando-se no único português a conseguir tal proeza.