Lopetegui

Nuno Farinha convocado para o Mundial 2018: «Espanha mete medo»

Foi Julen Lopetegui e a sua experiência no nosso país acabou por resultar num fracasso total: zero conquistas. Chegou a ser batizado, por isso mesmo, de “Flopetegui”. Um exagero.

Julen Lopetegui. Há quem já não se lembre muito bem dele, mas é aquele treinador com um ar austero, sempre zangado, muito mal-disposto, e que passou pelo futebol português durante duas temporadas.

Foi técnico do FC Porto entre 2014 e 2016 e a sua experiência no nosso país acabou por resultar num fracasso total: zero conquistas. Chegou a ser batizado, por isso mesmo, de “Flopetegui”. Um exagero.

Acontece que este cidadão de 51 anos, nascido no País Basco, deve ter qualquer coisa especial para os responsáveis pela Real Federação Espanhola o terem convidado para se sentar ao comando de um dos mais apaixonantes projetos futebolísticos da atualidade.

A seleção de Espanha é verdadeiro parque de diversões: Iniesta, Isco, Thiago Alcântara, David Silva, Busquets e, entre outros, Diego Costa. Dá para sonhar com a chegada à final do Mundial da Rússia? Claro que dá. E até dá para ganhar e repetir a epopeia de 2010, na África do Sul.

«Lopetegui tomou conta de Espanha pouco tempo depois de ter sido despedido por Pinto da Costa e não tem desiludido: 18 jogos, 13 vitórias, 5 empates, 0 derrotas»

Lopetegui tomou conta de Espanha pouco tempo depois de ter sido despedido por Pinto da Costa e não tem desiludido: 18 jogos, 13 vitórias, 5 empates, 0 derrotas. 59 golos marcados e apenas 11 sofridos.

Ou seja, é esta máquina de destruição em massa que Portugal vai ter de enfrentar no primeiro jogo do Mundial, agendado para o dia 15 de junho, em Sochi.

O selecionador teve esta segunda-feira a dura missão de anunciar os 23 convocados de Espanha para a fase final. Nem vale a pena relembrar os eleitos.

Para se perceber melhor o potencial do “inimigo” basta olharmos para os nomes de quem já não teve lugar no avião: Sergi Roberto (Barcelona), Javi Martínez (Bayern Munique), Marcos Alonso (Chelsea), Ander Herrera (Manchester United), Morata (Chelsea) e Vitolo (Atlético de Madrid).

Só aqui entre nós: quem souber rezar, não hesite. Os outros podem fazer figas.

Nuno_Farinha

Nuno Farinha, jornalista
#convocado para o #Mundial2018

LEIA MAS: «As lágrimas de Rui Patrício»

LEIA MAIS: «O Mundial e a Bola de Ouro»

LEIA MAIS: «A crise que a Seleção dispensava»

LEIA MAIS: «Faltam campeões»


ÚLTIMOS ARTIGOS

Nuno Farinha convocado para o Mundial 2018: «Espanha mete medo»

Foi Julen Lopetegui e a sua experiência no nosso país acabou por resultar num fracasso total: zero conquistas. Chegou a ser batizado, por isso mesmo, de “Flopetegui”. Um exagero.