Mundial2018 André Silva

Nuno Farinha convocado para o Mundial2018: «André Silva melhor do que CR7»

Mundial2018: Os factos mostram que, na Seleção Nacional, André Silva tem mesmo melhores números do que Cristiano Ronaldo.

Parece um daqueles títulos feitos para enganar, não é? Vamos lá puxar leitores aqui para isto utilizando a tática mais velha do Mundo: lança-se a ‘bomba’ e depois, lá pelo meio do texto, desmonta-se e explica-se a tramóia.

Neste caso, não é disso que se trata. Os factos mostram que, na Seleção Nacional, André Silva tem mesmo melhores números do que Cristiano Ronaldo.

A estatística tratada a partir da contabilidade de jogos, minutos e golos nem sempre é aquilo que parece. Convém sempre conseguir ver para além da matemática.

Mas se, no caso de Ronaldo, somos nós, portugueses, que tantas vezes nos agarramos aos seus poderosos números, então aqui o critério não pode ser outro.

Com o golo apontado nesta 2.ª feira, frente à Tunísia, o jovem André Silva (22 anos) chegou aos 12 com a camisola de Portugal. E são 12 golos em apenas 21 jogos, o que perfaz uma média concretizadora de 0,57 (golos) por cada vez que veste a camisola das quinas.

Mundial2018: André tem mais uma razão para estar feliz, marcou o golo 1.000 na história da Seleção

Cristiano Ronaldo é, há muito tempo, o jogador com mais golos por Portugal. ‘Roubou’ o trono a Pauleta e disparou para um número estratosférico, que levará muitos anos a ser atingido, se é que alguma vez será: 81 golos (!) pela Seleção A. Esses 81 golos de CR7 foram apontados em 149 jogos, o que dá uma média de… 0,54 por desafio.

A vantagem de André Silva comparativamente a Ronaldo (0,57 x 0,54) não se fica pela média que atualmente registada na relação de ambos com as balizas.

O jovem ponta-de-lança do AC Milan precisou de 21 jogos para chegar a estes 12 golos, enquanto Cristiano apenas atingiu a “dúzia” ao cabo de 34 internacionalizações. Isto é: André precisou de menos 13 jogos do que Cristiano para marcar os mesmos 21 golos. São números. É estatística e, portanto, vale o que vale.

André tem ainda mais uma razão para estar feliz: marcou o golo 1.000 na história da Seleção Nacional. O mais provável é que, um dia destes, Cristiano acabe por ultrapassá-lo na média concretizadora. É perfeitamente possível. Mas o golo 1.000, esse, é que já ninguém lho tira. Parabéns!

Nuno_Farinha

Nuno Farinha, jornalista
#convocado para o #Mundial2018

LEIA MAIS: «10 milhões de selecionadores… e muita fé»

LEIA MAIS: «Cristiano Ronaldo e o Benfica»

LEIA MAIS: «Carlos Queiroz sem limites»


ÚLTIMOS ARTIGOS

Nuno Farinha convocado para o Mundial2018: «André Silva melhor do que CR7»

Mundial2018: Os factos mostram que, na Seleção Nacional, André Silva tem mesmo melhores números do que Cristiano Ronaldo.