Nuno Farinha convocado para o Mundial2018: «Tratar da vidinha»

Nuno Farinha convocado para o Mundial2018: «Tratar da vidinha»

Seria pedir muito que todos [os nossos jogadores convocados] tivessem a vidinha tratada a 9 de junho, dia da partida para o Mundial2018?

A nossa seleção é, por estes dias, um caso raro de cobiça. Não deve haver nenhum finalista deste Mundial2018 com tantos jogadores cobiçados e em vias de mudar de clube.

Quase todos os convocados por Fernando Santos têm propostas para trocar de camisola. A começar na baliza e a acabar no ataque.

Se o interese dos maiores clubes europeus nos nossos craques é sinal de competência e qualidade, a verdade é que também não deixa de ser preocupante – pelo menos para o selecionador – o facto de muitos jogadores chegarem a esta fase ainda com o futuro por decidir.

Quando se inicia um estágio de preparação para uma prova tão importante o ideal é que não existam “pontas soltas”. A dúvida sobre o futuro gera ansiedade.

A ansiedade gera preocupação. A preocupação gera instabilidade. E com um quadro de instabilidade não se fabricam campeões.

Ainda assim, temos um trunfo de peso a nosso favor: se há aspeto em que Fernando Santos está à vontade é exatamente aqui. Na gestão dos estados de alma que podem minar (no sentido negativo) ou empolgar (no sentido positivo) qualquer balneário.

Seria pedir muito que todos tivessem a vidinha tratada a 9 de junho, dia da partida para o Mundial2018?

O selecionador é demasiado experiente para permitir que as situações individuais se sobreponham ao interesse coletivo. Na hora certa, no local adequado, Fernando Santos saberá seguramente o que deve ser feito (e dito) para que nos próximos dias ninguém desvie o foco do essencial.

Rui Patrício, Rúben Dias, William Carvalho, Gelson Martins, Bruno Fernandes, João Mário, André Silva e Gonçalo Guedes são alguns dos craques cujos empresários devem estar por estes dias mais atarefados.

E, como se não bastasse, o Real Madrid acaba de informar que Cristiano Ronaldo foi o único jogador que não participou na promoção de venda do equipamento oficial dos merengues para a próxima época.

Seria pedir muito que todos tivessem a vidinha tratada a 9 de junho, dia da partida para a Rússia?

Nuno_Farinha

Nuno Farinha, jornalista
#convocado para o #Mundial2018

LEIA MAIS: «André Silva melhor do que CR7»

LEIA MAIS: «10 milhões de selecionadores… e muita fé»

LEIA MAIS: «Cristiano Ronaldo e o Benfica»


ÚLTIMOS ARTIGOS

Nuno Farinha convocado para o Mundial2018: «Tratar da vidinha»

Seria pedir muito que todos [os nossos jogadores convocados] tivessem a vidinha tratada a 9 de junho, dia da partida para o Mundial2018?