Rainha de Inglaterra foi operada aos olhos secretamente

A rainha Isabel II foi submetida a uma operação cirurgia em segredo. Intervenção obriga monarca a usar óculos de sol.

O palácio de Buckingham revelou esta sexta-feira, 8 de junho, que a rainha Isabel II foi submetida a uma cirurgia às cataratas. A monarca apareceu em público a usar óculos de sol, uma forma de proteger os olhos da claridade excessiva após a intervenção.

A data do procedimento não foi revelada, apenas que aconteceu no mês de maio, mas sabe-se que Isabel II foi operada no hospital privado King Edward VII. O palácio de Buckingham adiantou ainda que a cirurgia correu «com sucesso».

Apesar dos 92 anos, a monarca não desmarcou os compromissos agendados, tendo comparecido esta sexta-feira no Royal Windsor Horse Show, um evento equestre.

O que são cataratas?

As cataratas são um problema ocular que surge quando o cristalino, um pequeno disco transparente situado no interior do globo ocular, desenvolve pedaços de tecido opacos.

Com o passar do tempo, estes pedaços de tecido tornam-se maiores, causando visão distorcida e enevoada e, em fases mais avançadas, cegueira.

Esta é uma condição que afetou mãe da rainha Isabel II. Aos 95 anos, em 1995, a Rainha Mãe foi submetida à mesma cirurgia.

Fotos: Reuters


RELACIONADOS