Óbito: Morreu Francisco Vicente

Óbito: Morreu Francisco Vicente

O diretor técnico do Teatro Nacional de São Carlos estava há 23 anos à frente da direção

O diretor técnico do Teatro Nacional de São Carlos, Francisco Vicente, de 64 anos, morreu esta manhã, no Hospital Garcia de Orta, em Almada.

“Com um profundo saber de todos os procedimentos técnicos, Mestre Francisco Vicente trabalhou com grandes cenógrafos e encenadores de renomada craveira nacional e internacional em incontáveis produções”, afirma, na nota de pesar, o presidente do conselho de administração do Organismo de Produção Artística (Opart), que tutela o teatro lírico lisboeta.

Carlos Vargas enumera de seguida encenadores como Pier Luigi Pizzi, Emilio Sagi, Graham Vick, João Lourenço e Luís Miguel Cintra, “alguns dos nomes consagrados com quem Mestre Francisco Vicente repartiu, sem distinção, o conhecimento e excelência da sua perícia”.

LEIA MAIS: Teatro: 68 das 71 candidaturas elegíveis têm apoios sustentados para 2018-2021

“Sempre que lhe era permitido, e longe das exigências de uma atividade sempre rigorosa, gostava de repousar no seu barco, pescando na solidão apaziguadora do mar. Mas será aqui, nesta casa hoje enlutada, que o nome de Mestre Francisco Vicente se inscreverá para sempre na história do TNSC”, escreve o presidente do Opart, Carlos Vargas.

Segundo o responsável, “Mestre Francisco Vicente será para sempre relembrado por todos aqueles que com ele conviveram, trabalharam e compartilharam a sua camaradagem, determinação, força, desafios e realizações”.

Francisco Vicente era natural de Vila Nova de Mil Fontes, no concelho de Odemira, distrito de Beja, e ingressou no TNSC na qualidade de carpinteiro, em fevereiro de 1971.

Até se tornar diretor técnico, em 1995, e um dos principais especialistas em espetáculos de ópera, em Portugal, Francisco Vicente “seguiu uma carreira exemplar, sempre marcada por uma total entrega, dedicação e elevado profissionalismo”, escreve Carlos Vargas.

O programa das exéquias será revelado “ainda esta tarde”, segundo a mesma fonte

LEIA MAIS: Óbito: Morreu Rui Osório

 


RELACIONADOS